Friday, March 03, 2006
Introdução a Obra...
Seja livre você também de dissecar esta obra até ao tutano...
uma pintura fala por si, mas na verdade nunca ouvi falar numa pintura que falasse...
P.M.C. Feijão
Biografia
Pedro Miguel Cabrita Feijão, nativo do Barreiro, nasceu a 10 de Julho de 1972.
O Percurso - O primeiro contacto com a pintura deu-se por volta dos 12 anos, quando começou a utilizar óleo sobre tela. Em 1987 frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Desde muito cedo obteve diversos prémios em concursos públicos. Realizou várias exposições individuais em Portugal, Espanha e Holanda. Em 1989 participou no Salão de Artes de 89, na Galeria de Arte do Paiva e na exposição na Galeria de Arte do Paiva e Pedro Feijão. Em 1991/92 frequentou a Gerrit Rietveld Academie em Amesterdão. Ainda no ano de 1992, Feijão participou na exposição Future Pictures at a Primitive Exhibition Spiritual work by: Carlos Mendez (USA) and Pedro Feijão. Frequentou o curso de História de Arte na ARco em 1994. Apesar de se ter integrado em várias academias de arte optou por ser autodidacta.
Nos últimos anos tem-se dedicado à pintura de quadros, decoração de interiores, e criação de ambientes pictóricos para eventos musicais, sendo de destacar:
- Woodstock 1999, Nova Iorque;
- Boom Festivals, Portugal (2000, 2002, 2004);
- Universo Paralelo, Brasil (2005/2006);
- Rock in Rio, Lisboa (2006)
O Brasil - Viveu no Brasil e continua a visitar o país que tanto influenciou a sua pintura. De volta a Portugal tornou-se responsável pelo grafismo dos TERRAKOTA tendo criado as capas dos seus álbuns, posters e flyers de concertos e, este ano terminou o projecto de cenário para os espectáculos da banda.
A Pintura - A pintura do Feijão é atraída pela arte xamanista e tribal, lembra um cenário de índios e magia. Segue uma linha tropical com as cores das águas da Bahia. Mergulha em viagem pelos vários aspectos da vida.
Envolvido com o movimento, Feijão cria espaços alternativos com a Natureza, e usa-a como forma criativa. Encara a pintura como uma meditação, uma dimensão psicadélica. Daí que efectue frequentemente retiros espirituais de forma a alargar a dimensão do seu trabalho.
Arte Urbana - O Barreiro é uma cidade que, apesar de estar conotada com um ambiente industrial, é um foco de cultura onde os jovens se motivam para criar. Feijão é um dos exemplos disso e por toda a cidade há manifestações da sua arte de utilizar uma lata de spray com desenhos e combinações de cores.
Arte Total - Ao longo dos anos o Feijão tem participado em diversos projectos. Desde a concepção de logótipos, pintura de t-shirts, decoração de espaços, pintura de pranchas de surf, decoração de eventos, graffitis, quadros, etc… Isto demonstra a sua versatilidade e o facto de muitas pessoas de diversas tendências e gostos o solicitarem para trabalhar.
Email: mcfeijão23@hotmail.com
Telemóvel: 965713834
www.pmcfeijao.com