Friday, March 03, 2006

Biografia

BIOGRAFIA

Pedro Miguel Cabrita Feijão, nativo do Barreiro, nasceu a 10 de Julho de 1972.

O Percurso - O primeiro contacto com a pintura deu-se por volta dos 12 anos, quando começou a utilizar óleo sobre tela. Em 1987 frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Desde muito cedo obteve diversos prémios em concursos públicos. Realizou várias exposições individuais em Portugal, Espanha e Holanda. Em 1989 participou no Salão de Artes de 89, na Galeria de Arte do Paiva e na exposição na Galeria de Arte do Paiva e Pedro Feijão. Em 1991/92 frequentou a Gerrit Rietveld Academie em Amesterdão. Ainda no ano de 1992, Feijão participou na exposição Future Pictures at a Primitive Exhibition Spiritual work by: Carlos Mendez (USA) and Pedro Feijão. Frequentou o curso de História de Arte na ARco em 1994. Apesar de se ter integrado em várias academias de arte optou por ser autodidacta.

Nos últimos anos tem-se dedicado à pintura de quadros, decoração de interiores, e criação de ambientes pictóricos para eventos musicais, sendo de destacar:
  • Woodstock 1999, Nova Iorque;
  • Boom Festivals, Portugal (2000, 2002, 2004);
  • Universo Paralelo, Brasil (2005/2006);
  • Rock in Rio, Lisboa (2006)

O Brasil - Viveu no Brasil e continua a visitar o país que tanto influenciou a sua pintura. De volta a Portugal tornou-se responsável pelo grafismo dos TERRAKOTA tendo criado as capas dos seus álbuns, posters e flyers de concertos e, este ano terminou o projecto de cenário para os espectáculos da banda.

A Pintura - A pintura do Feijão é atraída pela arte xamanista e tribal, lembra um cenário de índios e magia. Segue uma linha tropical com as cores das águas da Bahia. Mergulha em viagem pelos vários aspectos da vida.

Envolvido com o movimento, Feijão cria espaços alternativos com a Natureza, e usa-a como forma criativa. Encara a pintura como uma meditação, uma dimensão psicadélica. Daí que efectue frequentemente retiros espirituais de forma a alargar a dimensão do seu trabalho.

Arte Urbana
- O Barreiro é uma cidade que, apesar de estar conotada com um ambiente industrial, é um foco de cultura onde os jovens se motivam para criar. Feijão é um dos exemplos disso e por toda a cidade há manifestações da sua arte de utilizar uma lata de spray com desenhos e combinações de cores.

Arte Total - Ao longo dos anos o Feijão tem participado em diversos projectos. Desde a concepção de logótipos, pintura de t-shirts, decoração de espaços, pintura de pranchas de surf, decoração de eventos, graffitis, quadros, etc… Isto demonstra a sua versatilidade e o facto de muitas pessoas de diversas tendências e gostos o solicitarem para trabalhar.

Email: mcfeijão23@hotmail.com
Telemóvel: 965713834

www.pmcfeijao.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home